Porque a Laparoscopia pode melhorar a fertilidade em casos de endometriose?
- Ana Lidia Mansur
- 9 de out.
- 1 min de leitura

Você já ouviu falar em Endometriose? Trata-se de uma doença em que o tecido semelhante ao endométrio invade órgãos e tecidos fora do útero como intestino, bexiga ou ligamentos pélvicos.
Esse é um problema enfrentado por muitas mulheres e que, entre outras coisas, impacta diretamente a fertilidade, mas será que a Laparoscopia pode mesmo ajudar? A resposta é sim e eu explico porquê.
A Laparoscopia é uma técnica minimamente invasiva que permite aos médicos visualizar e tratar as áreas afetadas pela endometriose, removendo lesões e aderências que podem estar dificultando a fertilidade. Além disso, ao restabelecer a anatomia pélvica, reduz-se inflamação e dor, facilitando as relações sexuais.
Resumindo, a cirurgia laparoscópica pode tornar o ambiente fértil mais favorável, além de aliviar sintomas dolorosos, ou seja, aumenta as chances de uma gravidez.
Mas vale lembrar que cada paciente é única e é sempre importante avaliar com um especialista qual o tratamento mais indicado.
Se você está lidando com a Endometriose, não deixe de buscar uma avaliação. A Laparoscopia pode ser a ajuda que faltava!
⚕ Dra Ana Lidia Mansur, Ginecologista e Cirurgiã Ginecológica
® CRM 52-90045-1 l RQE 29584 l RQE 29585




Comentários