Primeiros sinais do Envelhecimento Íntimo
- Ana Lidia Mansur
- 14 de mai.
- 1 min de leitura

A região íntima feminina passa por alterações discretas com o tempo. Reconhecer os primeiros sinais de envelhecimento íntimo é importante para o autoconhecimento e auxílio médico, se necessário. Esse processo natural varia de mulher pra mulher devido a diversos fatores, mas comumente, os primeiros sinais são:
✅ Ressecamento Vaginal: esse ressecamento é comum na Menopausa devido à queda de estrogênio e menor lubrificação, causando desconforto sexual e diário, podendo gerar coceira, irritação ou ardência.
✅ Pequena Perda de Elasticidade: a queda hormonal diminui colágeno e elastina, causando perda gradual da elasticidade vaginal, percebida como flacidez e menor contração muscular, além de perda da sensibilidade.
✅ Incontinência Urinária Leve: nos primeiros sinais, algumas mulheres podem ter leve urgência ou frequência urinária aumentada devido ao enfraquecimento dos tecidos de suporte da bexiga e uretra.
✅ Alterações do ph vaginal: a alteração do pH vaginal, especialmente na Menopausa devido à queda do estrogênio, é um sinal precoce. A menor produção de ácido láctico reduz a acidez vaginal, aumentando a suscetibilidade a infecções e outras alterações.
Identificar os primeiros sinais de envelhecimento íntimo estimula o autocuidado e a informação. Muitas destas situações podem ser amenizadas e tratadas, como por exemplo, com Reposição Hormonal e algumas tecnologias. Agende uma consulta e vamos conversar.
👩🏼⚕ Dra Ana Lidia Mansur, Ginecologista e Cirurgiã Ginecológica
® CRM 52-90045-1 l RQE 29584 l RQE 29585

Comentários