top of page

Dispareunia. Já ouviu falar?

  • Foto do escritor: Jonatas Castro - Resenha Criativa
    Jonatas Castro - Resenha Criativa
  • 14 de mai. de 2025
  • 1 min de leitura
Dispareunia

A sexualidade é uma parte importante e prazerosa da vida, no entanto, para algumas mulheres, a intimidade pode vir acompanhada de dor, um sintoma que muitas vezes é negligenciado ou envolto em silêncio: a Dispareunia. Você já ouviu falar sobre isso?


Esse é um termo médico que significa dor genital persistente ou recorrente que ocorre antes, durante ou após a relação sexual, uma condição mais comum do que se imagina e que pode afetar significativamente a qualidade de vida, os relacionamentos e a autoestima.


É caracterizada por sintomas como: dores superficiais na entrada da vagina, dores profundas na penetração, queimação, ardência, pressão e desconforto persistente pós-relação sexual. As causas mais comuns são: endometriose, clamídia, gonorreia, DIP (doença inflamatória pélvica), vaginismo, cistos ovarianos e ressecamento vaginal, porém, ansiedade, estresse e outras questões psicológicas também podem contribuir.


O tratamento é individualizado, dependendo da causa, e requer avaliação médica detalhada. Dispareunia não é normal e não deve ser suportada. Buscar ajuda médica é fundamental para o bem-estar físico e emocional, e para restaurar a vida sexual.


Identificou algum sintoma? Agende uma avaliação e venha conversar comigo.


👩🏼‍⚕ Dra Ana Lidia Mansur, Ginecologista e Cirurgiã Ginecológica

® CRM 52-90045-1 l RQE 29584 l RQE 29585

Comentários


© 2025 por Dra. Ana Lidia Mansur. 

bottom of page