Porque as Infecções Urinárias são comuns no Climatério?
- Jonatas Castro - Resenha Criativa
- 28 de mar.
- 1 min de leitura
Após a Menopausa, o risco de Infecções Urinárias aumenta devido a uma combinação de fatores hormonais e fisiológicos, decorrentes principalmente da diminuição do estrogênio.

Com a queda dos níveis desse hormônio durante o climatério, a mucosa da uretra e da vagina torna-se mais fina e frágil, o que facilita a proliferação de bactérias.
A diminuição do estrogênio também altera o pH vaginal, tornando o ambiente menos ácido e, portanto, mais favorável ao crescimento de microrganismos causadores de infecção.
Além disso, o enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico, comum nessa fase, pode levar a Incontinência Urinária, que, por sua vez, aumenta a umidade na região genital, favorecendo a proliferação de bactérias.
Em caso de sintomas como dor e ardência ao urinar, aumento da frequência urinária ou dificuldade para reter a urina, é importante buscar atendimento para diagnóstico e tratamento adequados.
Terapias como laser e radiofrequência, associadas ou não ao tratamento hormonal têm resultados excelentes para esses casos. :)
👩🏼⚕️ Dra Ana Lidia Mansur, Ginecologista e Cirurgiã Ginecológica
®️ CRM 52-90045-1 l RQE 29584 l RQE 29585
📍 Ipanema , Rio de Janeiro - Tel: 21 99848-2607




Comentários