Quais contraceptivos podem ser usados no pós-parto?
- Jonatas Castro - Resenha Criativa
- 26 de mai.
- 1 min de leitura

O período pós-parto é uma fase importante para cuidar da saúde da mãe e muitas têm dúvidas quando o assunto é contraceptivos.
Afinal, qual é o mais indicado?
A indicação pode variar de acordo com fatores como a saúde da mãe, se ela está amamentando ou não, e suas preferências pessoais. Para mães que estão amamentando, a amamentação exclusiva pode ajudar a prevenir a gravidez por um tempo, mas não deve ser considerada o único método contraceptivo, pois sua eficácia pode diminuir com o tempo.
Para quem está amamentando ou deseja uma proteção mais eficaz, métodos como o DIU (dispositivo intrauterino), que pode ser de cobre ou hormonal, são altamente eficazes e de longa duração. Ele pode ser inserido imediatamente após o parto, ou, passado esse período, aguardar ao menos 6 semanas.
O Implanon também é uma alternativa muito eficaz e pode ser colocado a qualquer momento após o parto. Além disso, métodos de barreira, como preservativos, também podem ser utilizados, embora tenham uma eficácia menor se não usados corretamente.
O mais importante é conversar com seu médico para avaliar as condições específicas e escolher o método mais adequado para você, garantindo uma escolha segura e confortável. Se precisar de mais informações ou ajuda, estou aqui para ajudar!
👩🏼⚕ Dra Ana Lidia Mansur, Ginecologista e Cirurgiã Ginecológica
® CRM 52-90045-1 l RQE 29584 l RQE 29585
📍 Ipanema, Rio de Janeiro - Tel: 21 99848-2607




Comentários